Para realizar uma Odontologia de alta performance é preciso conhecer os conceitos por trás dessa filosofia.
Por isso, se você quiser entender qual o conceito por trás dessa filosofia e sua relevância para os resultados estéticos de alta performance, continue lendo nosso blog!
A filosofia por trás da Odontologia de alta performance
A filosofia dos preparos minimamente invasivos surge a partir do conceito de máxima preservação do remanescente dental sadio.
Afinal, sabemos que quanto mais estrutura dental pudermos preservar, desde que saudável, melhores serão nossos resultados a longo prazo.
Desde seu início, a Odontologia surge com a intenção de limitar os danos provocados pelas doenças, como a cárie e a doença periodontal, através de restaurações e reabilitações.
Com o avanço da tecnologia e das pesquisas, passamos a compreender melhor a biologia estrutural e funcional, bem como toda a dinâmica dos tecidos moles e duros que preenchem a cavidade oral.
Assim sendo, uma abordagem menos invasiva se tornou possível, visando também técnicas de prevenção e promoção de saúde durante o planejamento e os tratamentos odontológicos.
O que é necessário para executar uma Odontologia de alta performance em estética?
Para uma Odontologia de alta performance é necessário não apenas conhecimento sobre os materiais restauradores que se pretende utilizar, mas também entendimento sobre a doença instalada, o remanescente dentário, o diagnóstico, o planejamento, a indicação, a manipulação e a técnica adequada.
Todos são fatores essenciais, afinal, a partir deles é que se constrói um resultado de excelência estética e funcional.
A crescente busca pelo sorriso perfeito e a harmonia ideal da face traz diariamente inúmeros pacientes ao consultório odontológico.
Através de tratamentos estéticos com o uso das técnicas adesivas, é possível realizar fechamento de diastemas e transformações dentárias com pouco ou nenhum desgaste da estrutura dentária natural, por exemplo.
O uso de laminados cerâmicos, como facetas e lentes de contato, é outra técnica disponível para recuperar esteticamente dentes anteriores comprometidos (que possuem, por exemplo, alteração de cor, de forma etc.).
Hoje em dia, o que se prioriza nesses casos é o preparo minimamente invasivo que preserva a estrutura dental, diminuindo as possibilidades de sensibilidade, além de possuir um resultado estético com elevado grau de satisfação.
É importante considerar também que, para que o tratamento seja bem-sucedido a longo prazo, é necessário dar as corretas orientações de higiene ao paciente, pois a alteração dos hábitos é um fator fundamental para a longevidade das restaurações.
Através de técnicas minimamente invasivas é possível respeitar os tecidos originais, obter resultados estéticos de alta performance e garantir a satisfação do paciente através de um planejamento adequado e minucioso.
Por que esse tipo de técnica pode ser minha principal aliada?
Os preparos minimamente invasivos são essenciais quando falamos de lentes de contato, facetas e Odontologia digital, pois é possível preservar muito mais a estrutura sadia dos dentes, entregando um resultado estético de excelência para seus pacientes.
No entanto, para resultados de alta performance, é importante contar com um laboratório eficiente.
A JC Estética Dentária tem o compromisso de entregar a máxima excelência em próteses, através de uma infraestrutura completa que atende a todas as suas necessidades, inclusive no fluxo digital.
Com tecnologia de ponta e uma equipe altamente qualificada, somos referência em próteses odontológicas!
Além disso, temos um suporte técnico online para te auxiliar sempre que necessário.
Conquiste uma odontologia de alta performance, com resultados estéticos superiores em facetas, laminados cerâmicos e muito mais!
Conte com a JC Estética Dentária em todas as etapas do seu fluxo de trabalho!