Porcelana ou zircônia são duas das opções utilizadas para a confecção de próteses dentárias.
Ainda hoje, a prótese dentária é a opção mais acessível em se tratando de reabilitação oral para pacientes desdentados.
Os recentes avanços da Odontologia possibilitaram a confecção de próteses mais resistentes e finas, o que impacta diretamente no alinhamento e na estética do sorriso.
A zircônia e a porcelana são materiais versáteis, com características únicas e muito utilizados em próteses dentárias, mas como escolher qual o melhor?
Continue a leitura para descobrir.
Porcelana ou Zircônia
As recentes tecnologias e, consequentemente, o surgimento de novos materiais e técnicas, além de melhores resultados, podem gerar dúvidas para dentistas e pacientes.
Mas mesmo que próteses em porcelana e zircônia possam ter indicações em comum, cada material possui suas especificidades e características.
A prótese dentária feita de zircônia possui uma estrutura interna de reforço ou é feita em monobloco, o que evita fraturas e acinzentamento da gengiva e da própria prótese.
Assim, é ideal para tratamentos sobre dentes escurecidos por canal, pinos metálicos, implantes dentários e pônticos.
Já a prótese feita de porcelana, por sua vez, não apresenta estrutura interna de reforço e possui limitações quanto ao mascaramento de dentes escurecidos e com próteses dentárias de porcelana no tipo pôntico.
Mesmo assim, é ideal para tratamentos estéticos combinados com laminados cerâmicos, como facetas de porcelana ou lentes de contato.
Toda via, tanto porcelana quanto a zircônia permitem a confecção de próteses mais resistentes e duráveis, que geram mais conforto e segurança ao paciente no momento da mastigação.
Elas também possuem estabilidade de cor, ou seja, não sofrem alterações por pigmentos extrínsecos, como café e vinho, além de proporcionar mais naturalidade à estética final.
Especificidades de cada material
Zircônia:
- Estética satisfatória para dentes anteriores, excelente para dentes posteriores e sobre implantes;
- Alta resistência a fraturas e ao amarelamento, grande durabilidade;
- Excelente alternativa a implantes dentários (quando usada como pôntico protético);
- Utilizada para áreas com diversas ausências dentárias;
- Indicada para dentes escurecidos após tratamento de canal ou manchados pelo metal de dispositivos metalocerâmicos, pinos protéticos em metal e dentadura fixa tipo protocolo.
Porcelana:
- Estética excelente para dentes anteriores;
- Melhor reprodução de cores, transparências e opalescências, satisfazendo os pacientes mais exigentes;
- Elevada durabilidade;
- Utilizada de forma individualizada, ou seja, para cada dente ausente de maneira individual;
- Indicada para tratamentos combinados com lentes de contato, faceta de porcelana e substrato dentário em cores claras.
Mesmo que cada material apresente suas respectivas indicações e especificidades, a prótese fixa, seja ela feita de porcelana ou de zircônia, continua sendo uma solução eficiente.
Ou seja, ambas proporcionam conforto e grandes melhorias estéticas, dando ao paciente a chance de sorrir novamente, com mais naturalidade.
Entretanto, a escolha do material requer uma análise criteriosa, levando em consideração quadro clínico, necessidades e expectativas do paciente.
Como a JC pode te ajudar?
Buscamos, para você, o que há de melhor na Odontologia e somos referência em soluções para a reconstrução de sorrisos.
Unindo técnica e arte, nossa equipe busca sempre entregar peças com excelência estética e produzidas com os materiais mais adequados.