A odontologia digital tem tornando os trabalhos dos profissionais de odontologia mais eficientes, o que oferece melhores condições de trabalho e maiores retornos.
Na década em que vivemos, as pessoas se preocupam muito mais com a qualidade do tempo que é gasto em suas atividades.
Por isso, a tecnologia tem sido uma grande aliada, facilitando a rotina de trabalho, trazendo resultados mais rápidos, melhorando o faturamento de grandes e pequenas empresas.
No universo odontológico, essa mesma tecnologia foi capaz de causar grandes mudanças no serviço prestado pelos dentistas e laboratórios de prótese.
Isso porque surgiram novos e modernos aparelhos digitais, capazes de substituir funções que antes eram realizadas manualmente.
Muitas dessas atividades tomavam muito mais tempo dos profissionais e ainda exigiam anos de treinamento.
Atualmente, a Odontologia Digital faz parte dos consultórios odontológicos, trazendo mais eficiência no planejamento e execução dos tratamentos.
Com isso temos uma melhora na logística e na comunicação entre dentista-TPD, além de muitos outros benefícios.
Por isso, hoje iremos falar de uma das primeiras etapas do fluxo digital: o escaneamento intraoral.
Vantagens do escaneamento intraoral para odontologia digital
Uma das propostas do escaneamento intraoral é a de minimizar falhas e limitações apresentadas pelos métodos convencionais de moldagem.
Isso inclui aspectos como a qualidade de reprodução de tecidos moles e duros, estabilidade dimensional e reprodutibilidade das margens dos preparos.
Outra vantagem do sistema digital é o fato de não ser necessário espaço físico para o armazenamento de modelos físicos bem como a garantia de que não haverá deterioração nas informações capturadas pela moldagem, seja por fratura seja por alteração dimensional e distorção dos modelos.
O escaneamento intraoral também possibilita ganhos de produtividade: quando comparado com um sistema de moldagem convencional.
Isso porque, empregamos muito tempo escolhendo moldeiras, fazendo a manipulação do material de moldagem e aguardando o tempo de presa.
Mas ainda não acabou, o molde precisa se vazado em gesso, enviado ao laboratório e esperar a peça protética voltar para fazer as provas em boca.
Por isso, todos esses processos podem ser eliminados com a adoção de um sistema digital. Isso para não mencionar a experiência do paciente, mais desconfortável na moldagem convencional.
Com um sistema digital dentro do seu consultório, em poucos minutos o escaneamento das arcadas dentárias do seu paciente está pronto.
Assim ela é enviada instantaneamente a um software no seu computador. Isso tudo sem dor e incomodo para o paciente, sem custos de logística,
Através do modelo escaneado você pode fazer o planejamento digital do sorriso do seu paciente, fazendo a simulação de possíveis resultados.
Isso também permite alterar parâmetros como tamanho, formato e até mesmo coloração dos dentes.
Sistemas de articuladores virtuais permitem a realização de planejamentos à imagem e semelhança dos articuladores físicos.
Além disso, o seu paciente pode estar junto com você, fazendo com que essa previsibilidade no tratamento traga mais satisfação e minimize possíveis erros.
Outras vantagens da odontologia digital
O trabalho que o seu laboratório vai realizar também pode ser otimizado, já que, como dissemos anteriormente, os modelos gerados pelo sistema digital podem ser encaminhados on-line.
Ou seja, isso evita que seja gasto um maior tempo com deslocamento para levar e buscar os trabalhos e você ainda colabora com a biossegurança da sua equipe e a do laboratório.
Essa associação de benefícios pode resultar em:
- Diagnósticos e planejamento mais rápidos;
- Procedimentos menos invasivos;
- Redução de custos com insumos de moldagem e logística;
- Maior biossegurança com a redução de contaminação entre consultório e laboratório;
- Aumento da previsibilidade para os pacientes.
Saia na frente com a odontologia digital!
Apesar de todas as vantagens, os scanners intraorais e todos os equipamentos que dão continuidade ao fluxo digital ainda não são amplamente usados na Odontologia brasileira.
Isso se deve a diversos fatores como alto custo inicial de aquisição e a necessidade de treinamento e capacitação dos profissionais envolvidos.
O que é dificuldade para alguns pode ser vantajoso para outros e, como em toda nova tecnologia, os chamados “early adopters” costumam se beneficiar mais.
Afinal, enfrentam menos concorrência e acumulam mais experiência em relação aos profissionais mais conservadores.
Portanto, a Odontologia Digital pode atuar em seu favor e fazer com que você seja um profissional lembrado não apenas pela excelência, mas também pelo pioneirismo.
Existem diversos procedimentos que podem ser realizados com a tecnologia digital, como: cirurgias guiadas, impressão de modelos 3D, confecção de aparelhos estéticos, prontuários eletrônicos e muito mais.
É uma infinidade de possibilidades, basta escolher aquelas que realmente fazem sentido para você.
Nós, da JC Estética Dentária, trabalhamos com o que há de mais moderno na construção de sorrisos, oferecendo qualidade superior.
Temos ainda, equipamentos de ponta e uma equipe altamente qualificada para atender suas demandas, inclusive na Odontologia Digital.
Enfim, aproveite e entre para o universo digital, com o apoio e a assessoria de um laboratório capacitado.
Nos vemos no Digital!